Nino Denani

Eu recebi um direct lá no instagram nessa semana e eu queria conversar um pouco com vocês sobre o sobre a importância e a diferença da pessoa que busca o conhecimento e se torna Mago,para aquelas que deixam de buscar o conhecimento.

No meu último vídeo, eu disse que você nâo deveria usar sua crença para buscar respostas sobre a realidade, porque isso te tornaria dependente da crença em vez de liberto, e é por isso que o vídeo de hoje vai existir. O comentário lá no instagram dizia:

“Ai nino, queria agradecer pela sua responsabilidade de mandar as pessoas para um psicólogo/psiquiatra e até mesmo em suas consultas indicar a buscar ajuda de um profissional da área da saúde , se não fosse por esse conselho/responsabilidade/humildade sua talvez eu teria entrado em um estado de psicose e me perdido nos meus próprios pensamentos e depressão que eu duvidava que eu tinha então é só um agradecimento formal mesmo, obrigado nino por salvar minha vida.”

Pois é, é sobre isso. Vou prometer que o vídeo não é para falar sobre mim ou me gabar de alguma coisa, mas sim para falar sobre o porque de ser tão importante o adepto estudar, adquirir conhecimento para se tornar um bom Mago. O vídeo de hoje é, então, uma espécie de continuação não canônica da série Exposed que fiz na semana passada: Por que tenho que estudar sobre a vida para ser Mago?

Olá, meu nome é Nino Denani, sou psicanalista, pós graduado em neuropsicologia, mestre hermetista e quero convidar você a conversar um pouco mais sobre as Artes Mágickas.

———

Eu vou começar a dividir o público aqui, ou seja, vocês, em dois grandes nichos: os que querem aprender e o resto, que vou chamar de  Magos Anjos.. A diferença vai ser a profundidade e o tipo de informação.

Então, para você que é “Mago Anjo”, eu vou trazer um conteúdo de tiktok: o mais rápido possível, mais mastigado possível, sem o por que, o que e o como, que faria com que você, além de aprender direito, consiga estabelecer pontes de conhecimento entre o que está sendo dito e o resto da sua vida. Para você, Mago Anjo, as 5 coisas que fazem o conhecimento ser importante:

Ah… se você não é mago anjo e quer aprender direito, pode pular para o próximo capítulo do vídeo ou, veja o vídeo todo, que é ainda melhor:

  • Magia é conhecimento porque, para você saber onde quer chegar, você precisa saber quem você é e para saber quem você é, você precisa ter informações para isso e essas informações vem de fora para dentro porque a única pessoa que consegue saber quem você é é você.
  • O seu caminho da felicidade é único da mesma forma que você é único. Isso quer dizer que só você vai conseguir saber qual caminho e onde chegar e para isso, você precisa aprender a se olhar, por que o mundo prega uma normatização para todos nós por conta da forma como o mercado funciona. Se você perseguir o que todo mundo persegue, vai ser infeliz como todo mundo é.
  • Quanto mais conhecimento você tem, mais caminhos você consegue ver para uma situação, o que quer dizer que, quanto mais conhecimento você tem, mais você vai conseguir olhar para si e ver situações e questões a trabalhar e caminhos para os objetivos que você quer alcançar. Se você estuda o mapa rodoviário do estado de São Paulo, por exemplo, você sabe que tem, pelo menos, quatro estradas para chegar à praia e diversas praias onde você pode chegar. Se você não sabe, vai pegar a que te mandarem pegar e vai chegar à praia que te mandarem chegar.
  • No caso da saúde em particular, sempre prefira tratamento médico profissional, porque invariavelmente, você tem muitas chances de ter um mau negócio, porque possivelmente você não sabe como seu corpo funciona, nem o “mago” com quem você vai conversar que, inclusive, muitas vezes são religiosos vestidos como magos. Os milagres de  cura, por exemplo, muitas vezes são eventos naturais. Cistos, que geralmente as pessoas confundem com câncer, são muitas vezes absorvidos pelo próprio corpo, por exemplo, assim como o resfriado é curado pelo seu próprio sistema de defesa e os antigripais que você toma são só para mascarar os sintomas até lá. Magos podem ajudar? Sim, podem. AJUDAR, não tratar. Então se você quiser e se sentir mais confortável, procure um mago como AUXILIAR ao tratamento formal.
  • Mais conhecimento, mais opções. Menos conhecimento, menos opções. Quem tem mais opções tem mais escolhas, quanto mais escolhas, mais fácil chegar onde você quer chegar. Por isso quem trabalha CLT, geralmente, não tem muito sucesso: a CLT te dá só uma opção: o trabalho que você faz. Você não consegue fazer um trabalho extra, não consegue perseguir seus sonhos e só está dentro do que todo mundo está, logo, será como todo mundo é.

Espero que que deus te abençoe, que você seja amado pelo que você é. Tchau.

Beleza! agora que os magos anjos se foram, vamos aprender direito, que tal? Então pega papel e caneta e anota, que o vídeo de hoje tá daqui, ó:

Eu venho falando há algum tempo aqui para vocês de Magia de uma forma diferente do que você está acostumado, certo? Falo que  Magia é conhecimento, que o Mago precisa estudar o máximo que conseguir e que os primeiros passos para você adentrar ao mundo da Magia é exatamente ir para a escola e muita gente não tá entendendo isso. Eu estava tentando trazer conteúdos pesados sobre neurociências, psicologia, filosofia, para explicar a Magia, mas percebi que não é isso que vocês querem, ou melhor, não é isso que vocês precisam; eu sempre condenei muito as pessoas que querem correr antes de aprender a andar e eu estava fazendo exatamente isso; tentando ensinar vocês a correrem antes de aprender a andar. Esqueci que eu cheguei onde cheguei depois de quase 20 anos de estudos e pesquisas intensas e tava tentando resumir isso para vocês, mas não adianta ser assim. Então… por conta disso, vamos com mais calma e, nesse vídeo, vou tentar explicar o por que de ser tão importante ter conhecimento para ser Mago e vou usar esse comentário do início do vídeo como ponto de partida, beleza?

Certo. A primeira coisa que a gente deve saber é que Magia é conhecimento. Um Mago não consegue fazer grandes feitos em sua vida se não conseguir saber como a vida em si é, quem ele é de verdade. O Primeiro tipo de conhecimento que um Mago precisa ter, então, é o de si.

Um Mago precisa saber o que deseja, o que quer, para onde quer andar e aonde vai chegar. A isso o Crowley vai chamar de encontrar a “Verdadeira Vontade”. Mas esse conceito não é novo; a filosofia já trata disso desde platão e o filósofo pop Clóvis de Barros vai eternizar isso em um vídeo, usando uma frase de Nietzsche: “Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir.”

Aqui a gente tem a primeira grande questão do Mago: é impossível conhecer a si mesmo se você não conhecer o resto, pois você é uma espécie de consequência desse resto. Que resto? Ora… tudo o que não é você.  Você já ouviu falar de Sócrates? Ele foi a grande mente do pensamento ocidental, embora a gente não consiga saber exatamente o que ele pensava porque só temos dele o que seus discípulos diziam dele. Mas de qualquer forma, uma frase eternizada e dada a autoria a ele é: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” e como diria Hermes: assim dentro como fora, Conhecer o universo e os deuses faz com que nos conheçamos também.

Aqui está a primeira grande briga dos Magos da história: conhecer os deuses e o universo faria com que a gente se conhecesse e, nos conhecendo, conseguiríamos chegar onde quiséssemos. Para isso, precisaríamos construir uma forma de aprender, pois no final das contas, sabemos mais quando partimos de algum lugar e não de lugar nenhum. Então as escolas foram construídas e as universidades surgiram. Mais a frente, elas foram tomadas pela religião, então os Magos precisaram sair daí, afinal de contas, a religião não é dada ao conhecimento. Foi aí que nós começamos a buscar uma forma de fazer a grande transmutação do homem e tentamos encontrar a pedra filosofal. Se você nunca pensou a respeito, é a pedra do filósofo, a pedra do conhecimento. Filosofal… filósofo… amor ou amizade ao conhecimento…

Todas essas pessoas estavam atrás do conhecimento, todas elas gostavam do conhecimento, de pesquisar, de buscar, de encontrar e muita coisa nasceu daí como efeito colateral. Isaac Newton era reconhecidamente um Mago e devemos grandes descobertas da ciência a ele, assim com Platão e diversos outros. Movimentos culturais, artísticos, científicos… todos esses foram maculados por nós, Magos, ao longo da história e mais que isso: Pelo Hermetismo em particular a partir do renascimento, nos séculos 14 até o fim do século 16.

Nesse momento, possivelmente, sua pergunta é: quer dizer então que os caras do passado estavam certos?

A resposta para essa pergunta é: É mais complicado que isso. Mas, se vc quiser a resposta completa, eu vou te dar.

É MAIS COMPLICADO QUE ISSO

Existe um grande problema na falta do conhecimento, outro motivo pelo qual você precisa estar disposto a encontrá-lo; quanto menos lados a gente consegue enxergar em uma questão, menos conhecimentos a gente tem sobre ela e essa pergunta do capítulo passado demonstra exatamente isso e eu vou te contar um segredo: ela veio de outra caixinha de perguntas lá no meu instagram. Quando a gente não tem conhecimento, por exemplo, sobre cervejas; a gente só consegue dizer “eu gosto” ou “eu não gosto” e, mais que isso, se você não tem um mínimo de conhecimento sobre si, essa resposta muda para  “é ruim” ou “é boa”, dado que você não consegue perceber que “gosto” é pessoal, então uma pessoa pode achar algo ruim que você acha bom, enfim…

Os caras do passado não estavam necessariamente certos, nem necessariamente errados. Estavam pesquisando e chegando a conclusões a partir do conhecimento geral da época e, para Levi, por exemplo, que nasceu num momento onde a igreja controlava a educação e o Estado, deus existia sem sombra de dúvidas. Ele não tinha ferramentas para saber sobre isso, assim como Isaac Newton, o cara que descobriu a lei da gravidade, não conseguiu entender que o que mantinha os planetas girando em torno do sol era a própria gravidade. Entende? Ele não tinha os equipamentos que a gente tem hoje, nem as pesquisas que foram feitas depois e que complementaram sua descoberta, assim como Darwin não tinha conhecimento de genética e, portanto, a teoria da evolução das espécies não era tão completa como é hoje. Nós precisamos descobrir a genética para isso, saca? 

Isso quer dizer que você não pode avaliar uma coisa pelo nome da coisa; você precisa entender o que está sendo dito, colocar no contexto de onde foi dito e ver o que faz sentido frente ao que sabemos agora e o que não faz mais sentido. Então… Eliphas Levi e outros ocultistas clássicos é tudo um amontoado de bobagens só faz sentido quando você realmente não sabe do que está falando. Eu sempre digo que: é bom você conhecer, mas não é bom você se apegar. Tem muita bobagem ali, mas tem coisa boa também e você só vai conseguir distinguir uma coisa da outra se tiver, sabe o que? Pois é… conhecimentos além desses. 

Agora, claro, você deve estar se perguntando aí: Porra Nino, em vez de deixar a coisa mais fácil, um sim ou não, você ta complicando as coisas, deixando tudo um imenso mar de tons de cinza. Isso não é ruim?

Pois eu respondo pra você: é exatamente o contrário.

Imagina o seguinte cenário clássico de uma atividade ética: Existe um trem sem freio vindo por um trilho. em determinada altura da sua corrida, existe um entroncamento e você tem controle da chave do entroncamento. Ou manda ele pra esquerda, onde tem uma pessoa no trilho que irá morrer. Ou manda para a direita, onde tem dez pessoas que irão morrer.

Para esse teste funcionar, você tem que admitir que só existem duas respostas possíveis e é exatamente o que você faz quando não tem conhecimento. Agora, quando você tem… você pode tentar outras coisas; se você sabe o funcionamento do motor de um trem, pode tentar pará-lo, se sabe como o freio funciona, pode tentar arrumá-lo, pode tentar travar as rodas… enfim: olha só como a vida se abre para você quando você sabe o que fazer, ou seja, quando você tem conhecimento, você tem opções e essas opções facultam que você saia de situações complicadas só porque você consegue olhar outras possibilidades. Entende?

Vou dar um exemplo mais da vida real:

Parece que hoje em dia, muita gente tem problemas de relacionamento: muita gente quer outra pessoa em sua vida, mas não consegue e acaba por procurar a Magia para conseguir um atalho. 

Aqui tá o primeiro problema que você não vê quando não sabe como as coisas são: E depois?

Você atrai a pessoa, ela aceita ficar com você… mas como você vai manter isso se a atração foi artificial, não foi exatamente por você? Pronto… receita pro desastre. 

E por que exatamente você se sente atraído por essa pessoa em particular? Essa pergunta é bem difícil e exige uma certa dose de sinceridade aqui, porque não tem problemas você ser atraído fisicamente por alguém e só querer sexo, mas você precisa ser honesto. O que te atrai? Até porque, as abordagens precisam ser diferentes, acredito eu… é muito melhor ser honesto aqui e é geralmente o que trago para vocês quando me perguntam sobre: Gente… tem 8 bilhões de pessoas no mundo, porque você escolheu logo essa? 

Ah! porque ela me completa! Porra… vc descobriu isso quando, man? Em quanto tempo? Pq eu amo a paula do fundo do meu coração, mas… eu já sou completo sozinho, não jogo essa carga nas costas dela porque seria injusto, comigo e com ela. E você? Tá procurando um relacionamento, ou tá procurando um arrimo? Por que se for o segundo caso, você não precisa de um relacionamento, precisa de terapia pra não virar um fucking redpil da vida.

Pronto, acho que chegamos onde eu queria e podemos voltar a pergunta do vídeo:

RETOMANDO…

Queria agradecer pela sua responsabilidade de mandar as pessoas para um psicólogo/psiquiatra e até mesmo em suas consultas indicar a buscar ajuda de um profissional da área da saúde , se não fosse por esse conselho/responsabilidade/humildade sua talvez eu teria entrado em um estado de psicose e me perdido nos meus próprios pensamentos e depressão que eu duvidava que eu tinha então é só um agradecimento formal mesmo, obrigado nino por salvar minha vida.

O que isso tem a ver com a importância de estudar?

É bem fácil: Se você ainda não viu, dê uma olhada na minha jornada pra chegar onde cheguei, depois de quase 20 anos de estudo especificamente sobre Magia. Tudo o que eu fiz e faço, é colocado em teste, inclusive os atendimentos particulares e mesmo o atendimento continuado, que eu testei já tem mais de um mês e agora estou, aos poucos, colocando no ar para vocês. Isso fez com que eu conseguisse entender o que posso e o que não posso fazer com a Magia propriamente dita e isso aconteceu porque, ao longo dos testes e estudos, eu aprendi uma coisa: Que a vida pode me enganar, assim como pode enganar você e eu não quero ser esse cara.

Com o tempo, eu senti a necessidade de fazer a pós graduação em neuropsicologia porque percebi que os males mentais, ou psicológicos, estão começando a se tornar o grande problema do século, então eu precisava conhecer a mente de verdade, não do jeito que todo mundo acha que conhece. A partir daí, aprendi que a gente pode não só camuflar sintomas de transtornos graves, como podemos, também criar sintomas novos e transtornos novos o tempo todo e por praticamente qualquer coisa. Isso me deu uma enorme responsabilidade que é o que tenho tentado fazer e mostrar a vocês nos últimos meses. Quem vem até as minhas lives das 14h sabem o que eu faço quando alguém diagnostica alguém no chat ou prescreve algum tratamento: eu dou um esporro de uns 10 minutos lá. Isso porque, agora, eu sei a seriedade que é um transtorno físico-psicológico ou coisa que o valha. Sei que isso não é coisa que se brinca, com geralmente religioso gosta de fazer dizendo que depressão é falta de deus. Isso coloca a pessoa depressiva num estado sério e profundo que pode, inclusive, levar ao suicídio quando a pessoa vê que, mesmo indo a igreja ou ao templo religioso, a depressão não passa, não vai embora e ela começa a ficar cansada de emular uma boa vida porque agora está com deus no coração. Isso é sério. Muito sério. Da mesma forma que é sério quando alguém aparece no meu whatsapp dizendo que gastou 7, 10 mil reais em um pacto e a vida não pára de dar errado e que agora ela está arrependida e sem dinheiro.

Com o estudo, com o conhecimento é possível que a gente compreenda coisas de forma muito mais profunda e comece a entender que não; você é Mago mas não é o super homem e não consegue resolver todos os problemas do  mundo porque… simplesmente algumas pessoas não querem, algumas não tem força para e outras são só folgadas mesmo. Aí você entende o por que de quase todo mago ser recluso.

Agora para você que ficou até agora no vídeo: se você tem alguma dúvida, coloca aqui no campo de comentários. Se você quer aprender mais e ir além, atém acesse teoriadamagia.com.br, que é o maior curso de Magia da atualidade e venha fazer parte desta família que não  pára de crescer, com grupo de whatsapp, possibilidades de experiencias práticas e continuidade do aprendizado, para você se tornar um Mago Público com eu e muitas outras pessoas que já fazem seu trabalho de ajudar pessoas usando a magia e o conhecimento.

Espero que você tenha uma ótima vida, seja uma pessoa melhor d que foi até agora. Tchau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *